sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Apelidar criminosos tem objetivo contrário "Compositor e Brahma"



Brahma, Compositor e "Cães de Aluguel": explicando apelidosCriminosos podem usar apelidos para evitar confusão com nomes comuns demais, "doar" a identidade para uma grande causa e/ou confundir investigadores
"Cães de Aluguel", um dos meus filmes prediletos de Quentin Tarantino, começa com uma cena em um café. Tim Roth, Harvey Keitel, Steve Buscemi, o próprio Tarantino e quatro outros estão reunidos antes de um crime. À exceção do chefe da quadrilha e seu filho, todos têm apelidos: Mr. Blonde, Mr. Blue, Mr. Brown, Mr. Orange, Mr. Pink e Mr. White.
Para o ex-presidente da empreiteira OAS, Léo Pinheiro, Lula é o "Brahma", Jaques Wagner é o"Compositor". Para Pedro Barusco, ex-gerente da Petrobras, João Vaccari Neto (ex-tesoureiro do PT), é"Moch"  (de "mochila").
Por que criminosos (ou suspeitos de crimes, no caso de alguns dos petistas) usam apelidos? Em seu livro"Codes of the Underworld: how criminals communicate", o sociólogo Diego Gambetta fornece três explicações. A primeira é que em alguns países controlados por máfias, como a Itália era, certos nomes são muito comuns. Apelidos serviam para diferenciar mafiosos. Imagina a confusão se você mata o sujeito errado?!
O segundo motivo para apelidar criminosos tem o objetivo contrário: despersonalizar. Organizações como as FARC colombianas fazem isso. Em certa medida, "Cães de Aluguel" mostra isso também: os senhores são cores. Não são exatamente humanos. Estão a serviço de um objetivo maior.
O último motivo, mais prosaico, é o que provavelmente explica a referência do ex-presidente da empreiteira OAS ao "Brahma" (Lula) e o "Compositor" (Jaques Wagner, atual ministro da Casa Civil da Presidência da República). - (Por: Sergio Praça  07/01/2016 às 10:55)

Nenhum comentário: