sábado, 18 de fevereiro de 2017

Porque Milo assusta os estudantes e a Universidade ainda mais



O próprio Milo caracterizou a violência em Berkeley como fundamentalmente política, mas o fervor com que os estudantes apoiaram os manifestantes sugere que tem raízes mais profundas. "A política", como Andrew Breitbart gostava de dizer, "é a jusante da cultura". Mas a fonte da cultura é a religião, a única coisa que a maioria das faculdades e universidades, seus alunos e professores alegam - como resultado de seu compromisso com a liberdade acadêmica - não temer. Mais ainda do que as tensões atuais na esfera política, essa negação da religião como base da cultura é a fonte da violência que estamos presenciando, tanto nos campi como em toda a América.

A tradição da educação superior nos Estados Unidos está profundamente em dívida com os ideais cristãos. Em sua palestra na Universidade Estadual de Minnesota pouco antes do Natal, Milo citou um compromisso com a educação como uma das coisas mais importantes em que o cristianismo acerta. "A primeira lei na América a exigir educação geral", ele observou, "chamou-se de" O Ato do Velho Enganador Satanás "para ensinar as crianças a ler a Bíblia em 1647. 122 das primeiras 123 faculdades na América eram universidades cristãs. Pense na Universidade de Harvard, um dos epicentros do liberalismo hoje. Esta é a declaração fundadora de Harvard: "Que cada estudante seja claramente instruído, e seriamente pressionado a considerar bem - o fim de sua vida e estudos é - conhecer a Deus e a Jesus Cristo que é a vida eterna" (João 17: 3). "

E, no entanto, como Stephen Prothero demonstrou, essa missão tinha sido largamente abandonada no final do século XIX. Cansadas de brigas entre as várias denominações protestantes, as universidades deslocaram a ênfase de seus cursos sobre a religião da teologia à moral, enquanto o "não-sectarismo" se tornou um ideal institucional orientador. Esperava-se que os alunos aprendessem que religião eles precisavam, da escola dominical, enquanto a religião como tal deixou de ser um assunto exigido no nível universitário. Como conseqüência dessa auto-secularização, a religião tornou-se objeto de estudo acadêmico considerado apenas de fora, não testado intelectualmente nem sentido de dentro. As universidades, particularmente as universidades públicas, tornaram-se lugares para a troca de idéias supostamente neutras, não para a conversão para alguma fé claramente articulada e testada. A religião era uma questão para o coração; Educação um assunto para a cabeça.

É por isso sso, eu diria, que estudantes universitários americanos e professores acham as conversas de Milo tão ameaçadoras. As questões que Milo fala são geralmente consideradas políticas, mas na verdade têm a ver com as convicções mais profundas das pessoas: as relações apropriadas entre mulheres e homens, a definição de comunidade, o papel da beleza, o acesso à verdade. Milo se professa um católico e usa um par de cruzes de ouro em volta do pescoço. Ele fala sobre a importância do cristianismo para os valores da civilização ocidental. Como ele colocou em uma entrevista: "[a civilização ocidental] criou uma religião em que o amor, o auto-sacrifício e doação são as mais altas virtudes possíveis ... Isso é uma coisa boa ... Mas quando você retira a disciplina e o sacrifício da religião você fica com um culto . "

Nenhuma dessas questões, especialmente as raízes civilizacionais da cultura e da virtude na fé religiosa, são abordadas geralmente na educação universitária moderna na América. Pelo contrário, elas são, na maioria das vezes, propositadamente evitadas. A julgar por minha própria experiência de mais de 30 anos na academia, é considerado uma terrível violação de etiqueta, horrivelmente rude mesmo, mencionar sua fé religiosa se você é um cristão, quanto mais sugerir que isso afeta seu trabalho como um intelectual. Esta relíquia da auto-censura do final do século XIX está agora tão profundamente enraizada na cultura acadêmica americana que a maioria das pessoas nem sequer estão conscientes disso. O problema real, no entanto, é que enquanto a discussão da teologia cristã pode não estar mais no centro da educação universitária, a religião ainda está - nós simplesmente não chamamos mais disso.

Não abordar estas questões abertamente não permite que os alunos mantenham uma mente aberta. Suas mentes já estão abertas e estão cheias do que lhes é dado no lugar da religião: multiculturalismo; Raça, classe, sexo; os ideais supostamente seculares do socialismo e do marxismo. Particularmente para esses estudantes e professores, que têm pouca ou nenhuma educação religiosa fora da escola, esses ideais se tornaram sua fé. É por isso que estudantes e professores acham Milo tão ameaçador. Ele não só os desafia a examinar crenças que nunca aprenderam a questionar. Graças ao seu apelo quase carismático como palestrante, pelo menos para aqueles que participam de suas conversas, em vez de ficar do lado de fora, protestando, ele oferece a possibilidade de conversão, de mudança de corações e mentes.

É muito mais fácil xingar Milo do que aceitar o desafio que ele apresenta. A turnê de Milo deixou claro quão altas são as apostas. Se você expulsa a teologia explícita da educação pública, você não fica sem nenhuma teologia, mas apenas com teologia ruim, a teologia nunca examinada adequadamente como tal. É um erro não ensinar religião como religião. A universidade medieval de onde os colégios americanos se moldaram foi fundada como um lugar para contender com a teologia; Todas as outras artes e ciências destinavam-se a permanecer no serviço desta tarefa. Além disso, a liberdade de expressão consagrada na nossa cultura nacional foi estabelecida antes de tudo como uma liberdade de contender com a religião. Liberdade de expressão significa pouco sem este conteúdo religioso, que é por isso que os gritos de "liberdade de expressão" sem conteúdo são tão vazios. A resposta violenta à visita de Milo aos nossos campi universitários, culminando com o motim em Berkeley, é evidência de uma profunda crise no pensamento religioso. Se os alunos não podem praticar essas conversas difíceis na escola, não há nada para impedi-los de derramá-las nas ruas.

(ap. Ely Silmar Vidal - skype: siscompar - fones: 041-41-99820-9599 (TIM) - 021-41-99821-2381 (CLARO e WhatsApp) - 015-41-99109-8374 (VIVO) - 014-41-98514-8333 (OI) - mensagem 170217 - Porque Milo assusta os estudantes e a Universidade ainda mais - imagens da internet - tradução equipe INSTITUTO IESS)

Que o Espírito Santo do Senhor nos oriente a todos para que possamos iluminar um pouquinho mais o caminho de nossos irmãos, por isso contamos contigo.

Se esta mensagem te foi útil, e achas que poderá ser útil a mais alguém, ajude-nos:

(ficaremos muito gratos que, ao replicar o e-mail, seja preservada a fonte)

leia este texto completo e outros em:

http://www.portaldaradio.com

-:/divinity.uchicago.edu/sightings/why-milo-scares-students-and-faculty-even-more

Nenhum comentário: