quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

O PENSAMENTO DO CLUBE MILITAR: “QUOUSQUE TANDEM…”



"Quousque tandem, Catilina, abutere patientia nostra"?
Esta é a primeira frase do primeiro dos quatro discursos de Cícero (107 – 43 a.C.), acusando Lucio Sergio Catilina, cônsul romano, de pretender derrubar o governo republicano e apoderar-se do poder e das riquezas, juntamente com alguns apaniguados.
A frase poderia ser traduzida como: "Até quando, Catilina, abusarás da nossa paciência"?
Àquela primeira frase, seguem-se outras duas, que podem ser entendidas como: "Por quanto tempo ainda este teu rancor nos enganará? Até que ponto a tua audácia desenfreada se gabará de nós"?
A realidade brasileira torna atuais as frases de mais de 2.000 anos do ilustre filósofo romano.
As catilinárias brasileiras de hoje seriam dirigidas às autoridades que, no Executivo e no Legislativo, tentam, com sucesso crescente, destruir as instituições republicanas para enriquecimento próprio e de seus apaniguados, perpetuando-se no poder.
Nós brasileiros, atônitos, impacientes e indignados, temos todo o direito de gritar nossas perguntas, mais de 20 séculos depois do inflamado discurso de Cícero:
"Até quando, Dilma e Cunha, abusarão da nossa paciência? Por quanto tempo ainda este seu rancor nos enganará? Até que ponto sua audácia desenfreada se gabará de nós"?
Como os catilinas modernos fazem-se de surdos, cabe-nos usar de todos os meios possíveis para nos fazermos ouvir, já que nossos representantes não fazem a mínima questão de nos representar.
Com certeza as pacíficas e ordeiras passeatas dos indignados vão crescer de tamanho e expressão, e seu ruído e impertinência passarão a incomodar cada vez mais os poderosos, que já passaram da hora de deixar os cargos que ocupam, por incompetência, desonestidade e falsidade, apesar das chicanas e expedientes escusos que criem para se manter no trono. - (Gen Clovis Purper Bandeira - Editor de Opinião do Clube Militar - 15/12/2015)
clubemilitar.com.br/o-pensamento-do-clube-militar-21/

Nenhum comentário: