domingo, 6 de dezembro de 2015

Karl Marx



Nasceu em Tréveris a 05/05/1818 - e morreu em Londres a 14/03/1883 - Considerado filósofo, economista, sociólogo, jornalista e revolucionário socialista. Tornou-se apátrida e passou grande parte de sua vida em Londres. Na área da economia estabeleceu a base para o que a esquerdalha considera os caminhos para o entendimento atual sobre o trabalho e sua relação com o capital, além do pensamento econômico posterior. Publicou vários livros durante sua vida, sendo O Manifesto Comunista (1848) e O Capital (1867-1894) os que são considerados mais importantes.
Nascido em família de classe média rica, estudou em universidades de Bonn e Berlim, onde passou a interessar-se pelas idéias filosóficas dos jovens hegelianos. Depois dos estudos, ele escreveu para Rheinische Zeitung, um jornal radical publicado em Colônia, e começou a trabalhar na teoria da concepção materialista da história. Mudou-se para Paris em 1843, onde começou a escrever para outros jornais radicais e conheceu Friedrich Engels, que se tornaria seu amigo de longa data e colaborador. Em 1849, ele foi exilado e mudou-se para Londres junto com sua esposa e filhos, onde continuou a escrever e formular suas teorias sobre a atividade econômica e social. Ele também fez campanha para o socialismo e tornou-se uma figura significativa na Associação Internacional dos Trabalhadores.
As teorias de Marx sobre a sociedade, a economia e a política — a compreensão coletiva de que é conhecido como o marxismo — sustentam que as sociedades humanas progridem através da luta de classes: um conflito entre uma classe social que controla os meios de produção e a classe trabalhadora, que fornece a mão de obra para a produção e que o Estado foi criado para proteger os interesses da classe dominante, embora seja apresentado como um instrumento que representa o interesse comum de todos. Além disso, ele previu que, assim como os sistemas socioeconômicos anteriores, o capitalismo produziria tensões internas que conduziriam à sua auto-destruição e substituição por um novo sistema: o socialismo. Ele argumentava que os antagonismos de classe no sistema capitalista, entre a burguesia e o proletariado, resultaria na "conquista do poder político pela classe operária e, eventualmente, no estabelecimento de uma sociedade sem classes e apátrida — o comunismo — que seria regida por uma livre associação de produtores. Ele argumentava que a classe trabalhadora deveria realizar uma ação revolucionária organizada para derrubar o capitalismo e provocar mudanças sócio-econômicas.
Muitos esquecem de comentar que ele teve 5 filhos, sendo que 3 destes morreram de fome e os outros 2 cometeram suicídio. Isso tendo acontecido, muito embora ele tivesse uma teoria sobre a forma de gerenciar e mudar o mundo, ainda que não soubesse cuidar do seu próprio lar. - (compilado por ely silmar vidal - teólogo, juiz arbitral, jornalista investigatido e psicanalista)

Nenhum comentário: