Este é um dos mimos do nosso exército, trata-se de um carro de combate 
de fabricação alemã que custou muito caro, mas que vem a somar em nossas 
defesas.
Um veículo com tão excelente aceitação que os Israelenses resolveram 
também passar a fabricar essa belezinha. - (ely silmar vidal - 
jornalista e presidente da DOJAE - Diário Oficial da Justiça Arbitral e 
Ecleaisástica)
Proteção
A proteção blindada do Leopard 1A5 pode ser considerada adequada para o 
cenário sul-americano, porém uma simples adição de um pacote de 
blindagem adicional daria novas dimensões ao poder de combate destes 
veículos, o que é uma repotencialização simples, rápida e relativamente 
barata de se fazer. No mercado internacional existem kits de blindagem 
da própria Krauss-Maffei Wegmann (KMW) alemã, da Rafael israelense, 
entre outros. Um tipo que vale a pena mencionar é o MEXAS (Modular 
Expandable Armour System), desenvolvido pela empresa alemã IBD e adotada 
pelo Exército Canadense para equipar seus Leopard C2 (1A5), dotando-os 
de proteção blindada capaz de fazer frente às munições de última geração.
Mobilidade
A menos viável das mudanças, por envolver grandes custos e mão de obra. 
Seria interessante utilizar um motor MTU MT 881 ou um MTU MB 871 para 
trazer o Leopard 1A5 para um nível de mobilidade um pouco superior ao 
que possuía o EE-T1 P1 Osório, e ainda reduzir seu consumo de 
combustível, mas isto pode ser considerado algo supérfluo face nosso 
cenário de emprego, principalmente se observadas as VBTT ou VBCI 
eventualmente empregadas para acompanhar os Carros de Combate em nosso 
Exército.
http://www.facebook.com/apostoloelyvidal/videos/702775569852166/?l=415489123085835860
 
 
 
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