sábado, 5 de maio de 2012

mensagem 030512 - conhece-te

sim... respeito ao próximo sempre...
ainda que esse próximo pareça não merecer nosso respeito.
quando chegamos a isso notamos que os ensinamentos socráticos são os que nos norteiam, em especial o "conhece-te a ti mesmo" ou "nosce te ipsum", que é a pedra angular da filosofia socrática.
ao analisarmos isso, notamos que ele nos remete às prováveis fontes de onde bebeu para montar toda a teoria que o levaria a ser o sábio tão propalado.

"O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e diante da honra vai a humildade." (Pv 15:33)

"Tomara que vos calásseis de todo, que isso seria a vossa sabedoria!" (Jó 13:5)

"Melhor é ser humilde de espírito com os mansos do que repartir o despojo com os soberbos." (Pv 16:19)

tendo sócrates ido buscar conhecimento, porque nós que somos muito menos sábios que ele, não podemos também buscar ensinamentos onde de fato podemos nos abastecer com a verdadeira sabedoria?

"E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes." (Mc 12:31)

veja que aí estão contidos, no mínimo, dois grandes ensinamentos:
primeiro, que devemos amar-nos, conhecermo-nos a fundo, sabendo aquilo que nos faz bem, que nos agrada, que nos enleva e eleva, a ponto de gostar-mos mais de nós mesmos e do que representamos;
segundo que, com o mesmo amor, com essa mesma dosagem, devemos amar aos outros, ou seja, tudo aquilo que sabemos que não nos fará bem, não o podemos desejar aos outros (aqui fica claro e evidente o respeito aos nossos semelhantes).
onde até mesmo aquela furadinha de fila em um supermercado, ou mesmo o estacionar o carro em um local não adequado (ainda que por poucos instantes) seja um desrespeito profundo aos nossos semelhantes.
mas devemos esclarecer quem são nossos semelhantes.
normalmente buscamos semelhantes no meio que vivemos, na escala social que frequentamos, e todos os demais passam a não representar absolutamente nada a nossas vidas.
isso também está errado.
a isso também devemos corrigir, a fim de que consigamos nos moldar mais e mais a um conhecer-se a si mesmo. - (mensagem 030512 - conhece-te - ap. ely silmar vidal)

Nenhum comentário: