terça-feira, 16 de agosto de 2011

Cresce o número de evangélicos sem ligação com igrejas

Cresce o número de evangélicos sem ligação com igrejas
Especialistas dizem que processo pode ser análogo ao de quem se identifica como 'católico não praticante'
Pesquisa mostra que, entre 2003 e 2009, fatia de fiéis que dizem não ter vínculo institucional saltou de 4% para 14% -  -  -

A QUEM INTERESSAR A REPORTAGEM COMPLETA ESTÁ NA FOLHA ON LINE DO  JORNAL "ESTADO DE SÃO PAULO".

DIANTE DO ASSUNTO COMENTO O SEGUINTE:


FÉ EM QUEM?

Diz a letra da música "Alagados", da banda Paralamas do Sucesso num dos trechos: "A arte de viver da fé, Só não se sabe fé em quê". Essa tem sido uma realidade trágica no contexto cristão evangélico-protestante brasileiro.
A pesquisa divulgada pelo Jornal Folha de São Paulo de 15 de agosto de 2011 traz como enfoque o fator diminuitivo do vinculo de evangélicos com denominações. Tornaram-se "evangélicos nominais", como o são muitos católicos brasileiros.
Podemos atribuir esses números ao crescente avanço dos "tele evangelistas e as denominações neopentecostais" com suas práticas nada convencionais de atrair os incautos telespectadores a doar rios de dinheiro em troco de supostos "milagres televisivos", que na prática não se mostram reais e tampouco promovem mudança de vida. São pessoas que apenas trocaram a mística prática espiritualista pela mística evangélica neopentecostal, que atualmente tem focado a teologia da prosperidade, oferecendo na contra partida multidões de supostos milagres, chegando ao absurdo de pessoas comerem lenço de papel com suor do suposto novo santo milagreiro evangélico.
Por isso nos cabe a pergunta: Fé em quem? Em quem esse povo "sem igreja" tem crido? Será quem um dia foram cristãos de verdade, pois "igreja sou eu, individuo convertido, membro unido aos irmãos de fé em Jesus Cristo", porém hoje igreja se tornou sinônimo de ser membro de alguma denominação.
Precisamos notar também que a pesquisa aponta que muitas denominações históricas têm perdido seus membros, e ai precisamos questionar o que tem sido praticado internamente nas mesmas, pois bem sabemos de práticas bizarras em denominações que deveriam dar o exemplo. Um enorme equívoco tem sido difundido, onde ouvimos constantemente o seguinte: "o importante é ter fé""precisamos simplesmente acreditar em alguma coisa". Ou, ainda: "basta crer", e essa tem sido a tônica desse movimento dos"sem igreja". Basta crer, mas em quem e no que? Basta crer, mas existem aqueles que desestimulam a fé e praticam apenas a razão e acham que exercendo a politica da boa vizinhança e ação social questionável terão algum resultado, mas será?
Por outro lado encontramos aqueles que crêem que viver apenas de "fé" é suficiente, desprezando a formação racional. Fico com o equilíbrio que Paulo orienta ao escrever a Timóteo em 2 Timóteo 4 de 3 à 5:"Porque chegará o tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, desejando muito ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo seus próprios desejos; e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão para as fábulas. Tu, porém, sê equilibrado em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista e cumpre teu ministério".
Precisamos de fé, mas é necessário fé em Cristo, que salva, transforma e traz vida abundante, sem a necessidade de extravagâncias fabulosas atuais.
É possível servir a Deus sem estar ligado ao corpo? Alguns poderão defender que sim, mas prefiro o que disse Paulo em Romanos 12 nos versos 4 e 5: "Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e todos os membros não têm a mesma função, assim também nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo e, individualmente, membros uns dos outros".
Então posso afirmar que mesmo que uma pessoa ache que possa servir a Deus através da TV, e não se envolver no Corpo de Cristo, que é Sua Igreja na terra, torna-se apenas um espectador de uma ilusão, ou uma brincadeira infantil. Esses iludidos na fé precisam de nosso amor e da graça real que só Cristo pode proporcionar. Se eles estão indo embora da convivência do corpo é um sinal de enfermidade no mesmo, e apenas o nosso médico Jesus pode nos ajudar.
Gálatas 2:16 – "sabemos, contudo, que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo. Nós também temos crido em Cristo Jesus, para sermos justificados pela fé em Cristo e não pelas obras da lei, pois ninguém será justificado pelas obras da lei". Eu tenho fé em Cristo, e você tem fé em quem?

Rogério Augusto Geraldo, estudante do 3º ano de Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Estado de São Paulo (www.fateo.com.br), membro da Igreja Batista Redentor em Bauru (www.ibredentor.com.br).

(mensagem recebida por e-mail em 16/08/2011) - ganhe visitas e turbine suas vendas, fazendo sua propaganda conosco na rádio evangélica mantida pela rede evangelizadora, dessa forma, você estará contribuindo com a obra do senhor jesus cristo de nazaré! - (igreja evangélica santo dos santos - msn: elysilmarvidal@gmail.com - fones: 41-3338-6234 - (vivo) 41-9109-8374 - (tim) 041-41-9820-9599 - (claro) 41-9821-2381 - apóstolo ely vidal - mensagem 150811 - faça sua propaganda conosco)

Nenhum comentário: