sábado, 30 de julho de 2011

O Fórum de Ciências Bíblicas deste ano tem algumas características especiais

Prezado pastor Ely Silmar Vidal:

O Fórum de Ciências Bíblicas deste ano tem algumas características especiais.

Primeiro é a temática: tradução da Bíblia. Sem dúvida é um tema que precisa da atenção da Igreja e, por si só, já merece toda a atenção.

Uma das palestras trata do grande jubileu de 400 anos da tradução King James. Esta tradução marcou época na língua inglesa. Depois de um período conturbado, onde a tradução da Bíblia para a língua inglesa não era apoiada, esta tradução teve o apoio oficial do Rei da Inglaterra. Ela influenciou, em muito, a cultura inglesa e as igrejas de fala inglesa. Como estas igrejas tiveram grande participação em todo o movimento missionário no mundo, esta tradução também teve esta grande influência em outras línguas. Vale a pena conhecer mais sobre esta grande obra da língua inglesa que completa 400 anos.

Além disso, teremos palestras sobre diferentes modelos de tradução bíblica. Esta é uma questão na qual vale a pena se aprofundar mais para entender melhor porque uma tradução do texto bíblico se expressa de maneira diferente de outra tradução.

O segundo aspecto que quero destacar são os palestrantes. Boa parte dos palestrantes são consultores de tradução das Sociedades Bíblicas Unidas. É muito difícil reunir este grupo de talentos num evento como o Fórum. Os consultores de tradução das Sociedades Bíblicas Unidas são pessoas de altíssima qualificação na área de tradução e acompanham projetos de tradução que estão sendo realizados hoje em diversos países. Nestas pessoas há um conhecimento acumulado que dificilmente encontraremos em livros.

Além disso, um dos palestrantes é tradutor da Bíblia para línguas nativas no Brasil.

Finalmente quero chamar a atenção para um dos palestrantes. Ele, por ser surdo, fará a sua palestra em LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais). Esta palestra terá tradução simultânea para o português.  Creio que poucas pessoas já tiveram a oportunidade de ter este tipo de experiência: ver a palestra em LIBRAS e receber a tradução simultânea.

Ontem recebi a confirmação que teremos também consultores da África que irão compartilhar o que está se passando nos países em que eles atuam.

Diante de tudo isso, peço o esforço de cada um tanto em comparecer a este Fórum como em compartilhar sua realização para o maior número possível de pessoas, para que o maior número possível de pessoas possa aproveitar esta oportunidade.

Confira o nome dos palestrantes e o tema das palestras em www.sbb.org.br/forum.

Informações pelo telefone 11 3474-5813 ou pelo site www.sbb.org.br/forum.

Fraternalmente, em Cristo,

Rev. Dr. Erní Walter Seibert

Secretaria de Comunicação e Ação Social

Sociedade Bíblica do Brasil

55+11+4195.9590

Nenhum comentário: